D.U.R.A.G.S. PT.I
O que sabemos sobre bandanas no geral?
Bem, são acessórios de várias estampas, ou de cor única, que podem ser posta na cabeça, amarrada levemente como um lenço de pescoço... Enfim, já deu para lembrar do que se trata. De qualquer forma, não é sobre elas que falarei... ao menos não no geral. Vou falar sobre as durag, um tipo de bandana que está subindo em procura cada vez mais ao longo dos anos. Ao que parece, elas eram como as testeiras (que não são unicamente de basquete, mas são conhecidas por esse fato); dificilmente se achava alguma pelo mercado geral preferir outras coisas. O que posso dizer é que, quando fui procurar alguma, as que achei eram caras.
De onde as durags vieram? Como? Por quê?
Essas são as perguntas que grande parte do pessoal têm quando mencionado o termo durag. E você, sabe as respostas? Sim ou não? Vamos explanar aqui um pouco do que seria essas tão aclamadas bandanas nos dias atuais. Saca só.
- As bandanas durags surgiram há milênios, elas serviam de capacete para trabalhadores e escravos, por conta do sol. Como foi um acessório para a "não nobreza", ela se perdeu com o tempo. Ainda foi possível encontrar em épocas marcantes, como a Era Vitoriana da Inglaterra, mas somente usado por trabalhadores. Nos anos 1930, durante o renascimento do Harlem e a Grande Depressão, o durag evoluiu para um acessório que ajudava a preservar o penteado. Depois do movimento Black Power, no final dos anos 1960, se tornou uma declaração de moda entre os afro-americanos, usado por rappers, atletas e jovens.
Comentários
Postar um comentário